Logo no início da pandemia, os profissionais de TI foram incluídos entre os trabalhadores de serviços essenciais.
Obtivemos permissão para o deslocamento desses profissionais, responsáveis por manter a garantir o funcionamento dos sistemas de comunicação e gestão.
Pesquisa da Information Services Group (ISG), empresa de pesquisa e tecnologia, distribuída pela TGT Consult no Brasil revela que o desenvolvimento e manutenção de sistemas alcança cada vez mais destaque no Brasil.
Mais da metade do orçamento das empresas para inovações em TI é gasto nessa área que se tornou essencial para o crescimento das companhias.
Veja os principais tópicos da pesquisa, a partir de texto publicado pela revista CIO:
O relatório “ISG Provider Lens Next-gen Application Development & Maintenance (ADM) Services 2020” para o Brasil aponta que, mesmo com as adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, as empresas conseguiram se adaptar e continuar a produção.
Segundo o estudo, os executivos se preocuparam com a capacidade de venda de suas equipes trabalhando em casa, mas isso logo se provou não ser um problema.
Diversas companhias declararam crescimento, mesmo que o mercado tenha desacelerado em 2020.
O ano de 2020 foi muito marcante, pois acelerou a transformação digital e a otimização dos serviços ágeis para poder responder às mudanças de mercado.
As empresas mais ágeis responderam melhor às mudanças do mercado e conseguiram entregar resultados melhores.
O desenvolvimento e a manutenção de sistemas se torna cada vez mais importante para as empresas.
Essa é a principal área que necessita de auto-eficiência para desenvolver serviços de alta qualidade dentro de um orçamento competitivo.
Um problema, segundo o estudo, é que as companhias gastam muito dinheiro com a manutenção desses sistemas, perdendo a oportunidade de investir em inovação. Como solução, surgiram as metodologias ágeis com o intuito de acelerar esse processo, causando menos gastos nessa área e mais com inovação.
O autor da pesquisa destaca, no entanto, que o grande desafio é encontrar o equilíbrio entre garantir que os sistemas funcionem da melhor forma possível e continuar introduzindo novas tecnologias.
Segundo a pesquisa, a prática de DevOps também cresceu, à medida que crescia a necessidade de automatizar testes contínuos dos softwares.
No entanto, o relatório diz que ainda não estão disponíveis ferramentas que cubram todos os aspectos de integração contínua, cabe às prestadoras de serviço auxiliar as empresas a encontrar a melhor combinação de softwares e técnicas para tal fim.
O relatório aponta, ainda, a técnica shift-right - técnica que consiste em habilitar a captação de dados nos aplicativos e fornecê-los às ferramentas que utilizam Inteligência Artificial - como tendência nessa área.
Isso auxilia fornecedores a automatizar as esteiras de integração e entrega contínua (CI/CD) dos clientes e encontrar problemas de desempenho. Segundo o estudo, essa técnica é utilizada por poucas empresas, já que a maioria ainda utiliza a técnica shift-left, na qual o foco da coleta é para evitar erros no início do desenvolvimento.
Foi sentida uma explosão da demanda pelo acréscimo de novas células ágeis ou de produtos digitais, o que fez com que as empresas buscassem estes serviços em vários fornecedores indistintamente.
O foco agora deve ser descobrir quais fornecedores tecnológicos são mais eficientes e aderentes a as peculiaridades de sua necessidade de forma a melhorar a experiência do usuário, recomenda o estudo.
Publicado em: 12/02/2021 15:42:49
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