Crianças e adolescentes puxam massificação do acesso à internet

Crianças e adolescentes puxam massificação do acesso à internet

Com um celular na mão e uma rede Wi-Fi por perto, a massificação do acesso à internet cresce puxada por crianças e adolescentes no Brasil. Dados divulgados nesta terça-feira, 18/9, pelo Cetic.br, braço de pesquisas do NIC.br, indicam que entre os brasileiros de 9 a 17 anos, o acesso à rede chega a 85%, bem acima dos 67% quando considerada a população em geral. 

A diferença é mais significativa entre os mais pobres. Nas classes A e B há uma relação quase direta entre o acesso da população como um todo, em que a proporção passa de 92% conectados, com aqueles entre 9 e 17 anos, grupo em que o percentual vai a 98%. Na classe C, o acesso é de 74% no geral e de 93% entre crianças e adolescentes. Já nas classes D e E, se apenas 42% estão conectados em geral, a proporção vai a 70% no corte entre os mais jovens. 

É certo que a pesquisa TIC Kids Online foca em um grupo de 24,7 milhões de brasileirinhos, enquanto a versão mais abrangente, a TIC Domicílios, alcança 120 milhões de pessoas que afirmam estarem conectadas à internet. Mas números como os apresentados pelo Cetic.br sugerem que o fosso é melhor explicado por questões geracionais – as taxas de conectividade tendem a decrescer entre quem tem mais de 45 anos – e especialmente geográficas. 

“O que a gente percebe ao longo dos últimos três anos é uma tendência de crescimento no percentual da população usuária de internet, chegando a 85% da população de 9 a 17 anos. Mas quando a gente detalha como está constituída essa população, notamos ainda algumas desigualdades importantes. Enquanto 90% delas têm acesso nas áreas urbanas, são somente 63% nas áreas rurais. O que mostra que ainda há de fato um desafio para conectividade básica, para a chegada do acesso à internet”, avalia o coordenador de projetos e pesquisas do Cetic.br, Fabio Senne. 

Na questão da conectividade, a pesquisa evidencia a importância fundamental das redes fixas. Entre os brasileiros de 9 a 17 anos, 93% se valem do celular, 89% acessam a internet em casa e 84% utilizam redes Wi-Fi para se conectar, enquanto 49% podem contar com acesso por redes móveis 3G ou 4G. A conexão nas instituições de ensino também tem seu destaque, uma vez que 30% das crianças e adolescentes entrevistados afirmaram usar a internet das escolas. 

No geral, o quadro sugere que a massificação do acesso avança mais rapidamente entre o público da TIC Kids Online. “Temos ainda um terço da população que não usa a internet. E são justamente os brasileiros de classes menos favorecidas e maiores de 45 anos, em regiões rurais e estados do Norte e Nordeste onde ocorrem as maiores disparidades. Mas os jovens são majoritariamente usuários de internet. As crianças, independentemente da condição dos pais serem usuários ou não, estão usando a internet”, conclui o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.

Fonte: http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=48986&sid=14


Publicado em: 18/09/2018 12:34:39