O legado da pandemia para o setor de tecnologia

O legado da pandemia para o setor de tecnologia

EDGAR SERRANO
Presidente Fenainfo

 

O Twitter anunciou que após a pandemia muitos funcionários poderão continuar em sistema de home office para sempre.

O The New York Times informou que várias empresas de Nova York devem continuar com o regime home office mesmo após a pandemia do novo coronavírus.

 

Barclays, Halsted, JP Morgan Chase, Morgan Stanley e Nielsen, algumas das de maior nome do mercado econômico, são as que pensam em reestruturar modelo de trabalho.

De acordo com o NYT, empresários conseguem visualizar melhor a eficiência do modelo home office e começam a avaliar vantagens a longo prazo em questões de produtividade e custo.

Das empresas citadas, Barclays, JP Morgan Chase e Morgan Stanley afirmaram que não voltarão a trabalhar com o mesmo número de pessoas em regime presencial, mesmo quando for considerado seguro.

 

REVIRAVOLTA NO SETOR DE TI

 

No Brasil já há movimentações nesse sentido, notadamente por parte de empresas de TI ou de serviços que usam tecnologia intensivamente.

As mudanças apontam para um sistema em que pessoas passem a trabalhar a maior parte do tempo em home office, alternando a presença em escritórios com outros colegas.

De acordo com analistas, a nova modalidade terá reflexos no setor imobiliário e até mesmo no mercado de trabalho.

No Brasil já há notícias de que empresas de grandes centros estão selecionando profissionais de cidades menores para atuar remotamente.

Esse movimento pode atingir também as empresas localizadas em cidades pequenas e médias, já que empresas de um grande centro podem oferecer salários que sejam menores aos que habitualmente paga, mas que ainda assim são mais vantajosos aos profissionais das regiões menores, onde o custo de vida é menor.

Quando se diz que o mundo não será o mesmo após a pandemia, podemos afirmar, com plena convicção, que a sociedade está sofrendo uma grande e irreversível mudança.

 

Cabe a nós, empresários do setor, a elaboração de estratégias que nos preparem para as transformações que estão acontecendo neste momento histórico.


Publicado em: 14/05/2020 08:00:46