Câmara aprova projeto que regulamenta uso da inteligência artificial

Câmara aprova projeto que regulamenta uso da inteligência artificial

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 21/20, que estabelece fundamentos e princípios para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no Brasil, listando diretrizes para o fomento e a atuação do poder público no tema.

O texto aprovado aponta várias diretrizes para atuação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios em relação ao uso e fomento dos sistemas de inteligência artificial no Brasil. 

A matéria seguiu ao Senado. 

O projeto, de autoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), foi aprovado na forma do substitutivo da relatora, deputada Luisa Canziani (PTB-PR). 

O texto define como sistemas de inteligência artificial as representações tecnológicas oriundas do campo da informática e da ciência da computação.  

Caberá privativamente à União legislar e editar normas sobre a matéria. 

O projeto lista vários aspectos que dependerão de regulamentação do Executivo federal por meio de órgãos e entidades setoriais com competência técnica na área, como as agências reguladoras e o Banco Central. 

Os órgãos deverão monitorar a gestão do risco dos sistemas de inteligência artificial no caso concreto, avaliando os riscos de sua aplicação e as medidas de mitigação; estabelecer direitos, deveres e responsabilidades; e reconhecer instituições de autorregulação. 

Na página da Câmara dos Deputados você encontra informações mais aprofundadas. 

Confira em https://bityli.com/952ZMe.


Publicado em: 08/10/2021 12:00:23