Entidades empresariais apresentam no Senado suas contribuições à Estratégia Nacional de Segurança Cibernética

Entidades empresariais apresentam no Senado suas contribuições à Estratégia Nacional de Segurança Cibernética

Acompanhe o evento pelo link: https://www.youtube.com/live/0ZaUP6bIAbU?si=NwVfFBcbVtxGnIe3

Ameaças cibernéticas representam risco contínuo e crescente para empresas, investidores, clientes e nações. O tema vai muito além da proteção de dados pessoais e segredos de negócios corporativos, pois ataques cibernéticos podem travar organizações e países. Os incidentes e o modelo de operação dos criminosos são cada vez mais complexos, transnacionais, profissionais, constantes e com potencial lesivo devastador. Isto é, a cibersegurança é pauta estratégica para governos, empresas e população. 

 

Com o objetivo de contribuir para a Política Nacional de Segurança Cibernética (PNCiber) e suas respectivas estratégias, um conjunto de organizações de diversos setores realizará, no dia 27 de junho, um seminário no Senado Federal para discutir o tema com empresários e representantes da academia e do Poder Público. 

 

A iniciativa é encabeçada pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Federação Assespro), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e pela Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo). O encontro, que contará com com o apoio do senador Esperidião Amin (PP/SC), relator da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética do Senado Federal, terá as participações dos senadores Izalci Lucas (PL/DF) e Sérgio Moro (União/PR). 

 

Também estão confirmadas as presenças de Luana Tavares, CEO do Instituto Nacional do Cibercrime (INCC); Gustavo Santana Borges, membro do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber); Marcelo Malagutti, assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR); entre outros [confira programação completa a seguir].

 

CIBERCRIMES E PMEs

Empresas de todos os portes estão sujeitas aos impactos dos ataques cibernéticos. No entanto, de acordo com a INM55, 62% dos ilícitos dessa natureza são direcionados às empresas de pequeno porte, pois estas têm menos maturidade tecnológica e, normalmente, menos recursos para implementar controles de defesa cibernética. 

 

Uma das preocupações das entidades é que esses negócios possam contar com linhas de crédito para implementar mecanismos e medidas de segurança que possam  evitar ou reduzir o êxito dos ataques. Com esse crédito, haveria mais facilidade para as empresas contratarem consultorias, além de realizar o treinamento de profissionais e adquirir as ferramentas necessárias. 

 

Países como Portugal e Reino Unido já adotam alternativas como essa e políticas de educação voltadas a esse público. No Brasil, a medida seria importantíssima para as 9 milhões de pequenas e microempresas, que representam em torno de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e correspondem por 99% dos negócios no País, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

 

Programação

Painel: Desafios Regulatórios de Cibersegurança

Mediação: senador Esperidião Amin (PP/SC)

Debatedores:

- Andriei Gutierrez, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes);

- Christian Tadeu, presidente da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Federação Assespro);

- Caio Lima, representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP);

- Gerino Xavier, presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo).

 

Painel: Estado da Arte da Cibersegurança no Brasil

Mediação: senador Izalci Lucas (PL/DF)

Debatedores:

- Carlos Sampaio, líder do GT de cibersegurança da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes);

- Rodrigo Fragola, CEO da Ogasesec Cyber Security e presidente da Assespro-DF;

- Luana Tavares, fundadora e CEO do Instituto Nacional de Combate ao Cibercrime (INCC).

 

Painel: Participação do Estado na Cibersegurança

Mediação: senador Sergio Moro (União/PR)

Debatedores:

- Marcelo Malagutti, assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR); 

- Gustavo Santana Borges, membro do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber).

 

Serviço

Desafios da Cibersegurança no Brasil

Quando: 27 de junho

Horário: das 8h às 12h

Onde: Auditório do Interlegis — Avenida N2, Bloco 2 do Senado Federal, Brasília/DF

Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/desafios-da-ciberseguranca-no-brasil/2496981

 

 


Publicado em: 27/06/2024 06:59:21