Presidente da Apple critica Google e Facebook por coleta de dados de usuários

Presidente da Apple critica Google e Facebook por coleta de dados de usuários

Em meio a escândalos de uso de dados envolvendo o Facebook, Tim Cook, CEO da Apple, criticou a rede social e o Google e destacou o foco de sua empresa em privacidade. Ele afirmou que as concorrentes coletam informação pessoal dos usuários mirando o mercado publicitário. Durante um discurso de formatura na Duke University, onde se graduou na escola de negócios há 30 anos, ele falou também sobre temas polêmicos, como controle de armas e imigração.

O Facebook despertou indignação neste ano ao revelar que uma consultoria política obteve dados de milhões de usuários da rede social. "Nós rejeitamos a desculpa de que conseguir o máximo da tecnologia significa abrir mão de seu direito à privacidade. Escolhemos um caminho diferente, coletando o mínimo possível de dados, sendo respeitosos quando está aos nossos cuidados algo que sabemos que pertence a vocês", afirma.

Cook também instou os estudantes a rejeitarem o “status quo” e serem destemidos. "Sejam destemidos como os estudantes de Parkland, na Flórida, que se recusaram a se calar sobre a epidemia de violência com armas e atraíram milhões para esta causa", disse Cook levantando aplausos.

"Sejam, também, como as mulheres que aderiram à campanha 'metoo' e 'Time's Up'. Mulheres que jogam luz sobre lugares escuros e nos levam a um futuro mais justo e equânime. Sejam destemidos como aqueles que lutam por direitos de imigrantes, que entendem que nossa única esperança para o futuro é que ele abarque todos aqueles que querem contribuir."

Publicidade
Desde que assumiu o comando da empresa após a morte de Steve Jobs, em 2011, Cook catapultou a Apple a temas como política, política de tecnologia e responsabilidade ambiental. Ele tem pressionado fornecedores a melhorarem práticas trabalhistas, com resultados mistos, e discutido com autoridades americanas sobre ferramentas de privacidade.

Fonte: Época Negócios

https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/05/presidente-da-apple-critica-google-e-facebook-por-coleta-de-dados-de-usuarios.html


Publicado em: 15/05/2018 13:13:13