O Fenainfo Notícias traz entrevista exclusiva com o Deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB/SC).

O Fenainfo Notícias traz entrevista exclusiva com o Deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB/SC).

Nessa edição, o Fenainfo Notícias traz entrevista exclusiva com o Deputado Federal Marco Tebaldi (PSDB/SC).  Formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o parlamentar, que está na política desde 1992, fala sobre a importância da manutenção da desoneração da Folha para o setor de TI, como essa impacta o desenvolvimento tecnológico do Brasil, e sobre o Projeto de Lei nº 8300/ 2017, de sua autoria, que é de um ciclo virtuoso necessário para o crescimento da economia.

Nos dias 23 e 29 de maio a Câmara e o Senado aprovaram a manutenção da desoneração da Folha, dentre vários setores o de TI. Que importância o senhor vê nessa medida para o Brasil? 
Acredito que tenha sido a melhor decisão. A desoneração abre espaço para investimentos na modernização do setor, para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, traz benefício para a sociedade, que usufrui de serviços estritamente ligados ao desenvolvimento da tecnologia da informação.


Como a desoneração nesse setor - de tecnologia da informação (TI) - pode impactar a economia positivamente?
A desoneração deverá ajudar na geração de empregos, além de estimular a competitividade das empresas de TI, que, mais qualificadas, esquentarão o mercado desse serviço essencial. Por consequência, empresas beneficiadas por esses serviços renderão muito mais, criando a mesma competitividade em outros setores mais próximos da população.


Na sua opinião o que precisa ser feito para que o desenvolvimento tecnológico no Brasil ocorra?
Precisamos investir na educação, embora, infelizmente, a medida não venha a solucionar os problemas de imediato. Precisamos plantar a semente de um pacto pela educação, para, enfim, num médio prazo, consigamos colher os frutos. Mas precisamos começar em algum momento, e essa questão é mais do que urgente. O Brasil precisa entender que uma economia dinâmica significa uma economia diversificada, e que um setor de TI qualificado é fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país, além de ser crucial para que outros setores da nossa economia possam concorrer no mercado internacional.

Como o Projeto de Lei nº 8300/ 2017 se encaixa no contexto de desenvolvimento tecnológico nacional?
O projeto de minha autoria visa levar, acima de tudo, segurança jurídica para o setor de escritórios virtuais e co-working. Esse setor é a cara na nova economia, do empreendedorismo dinâmico, jovem e diversificado. Os escritórios virtuais servem de base para muitas grandes ideias, que precisam de um lugar seguro para se desenvolverem. O projeto quer dar essa segurança, tanto para o empresário, quanto para o cliente empreendedor. Assim podemos garantir um ambiente propício ao desenvolvimento tecnológico sem riscos para ninguém.


Publicado em: 06/06/2018 11:47:02