Integrantes da diretoria da Fenainfo, participaram do Seminário Internacional sobre Computação na Educação Básica

Integrantes da diretoria da Fenainfo, participaram do Seminário Internacional sobre Computação na Educação Básica

Rafael Sebben, vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Diogo Rossato, Presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio Grande do Sul (SEPRORGS), e a assessora legislativa das entidades, Ana Paula Gaiesky Oliva, participaram do Seminário Internacional sobre Computação na Educação Básica. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional da Educação Básica (CNE), em Brasília.

"No Estado do Rio Grande do Sul, o segmento de TI vem discutindo o assunto desde o ano de 2017 através da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, com presença da Fenainfo, SEPRORGS, SBC, entre diversas outras entidades representativas do setor", conta Sebben.
 
Nos dias 30 e 31 de julho foram debatidos temas como a importância da Computação na formação do cidadão do século XXI e a urgência para que a Computação faça parte do currículo na Educação Básica. "Essa medida é estratégica para o Brasil, sob o ponto de vista econômico, social e científico, e para que a população atinja melhores patamares de qualidade de vida", afirma Rafael.
 
O evento teve origem no Parecer CNE/CP nº 15, de 2017, e a Resolução CNE/CP nº 2, de 2017, estabeleceu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Diante disto, a Comissão da Base Nacional Comum Curricular, criada pela Portaria CNE/CP n. 15/2016, incumbiu o conselheiro do CNE Ivan Cláudio Pereira Siqueira, Vice-Presidente da Câmara de Educação Básica (CEB) e membro da Comissão da BNCC, de propor elementos para a deliberação da matéria pelo colegiado. Assim, além de estudos já desenvolvidos, o Conselho Nacional de Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) promoveram o Seminário Internacional de Computação na Educação Básica.
 
"As entidades de TI recomendam que sejam contemplados três aspectos da computação para formatar competências necessárias ao Ensino Médio: a cultura digital, o mundo digital e o pensamento computacional, sendo este o desenvolvimento da capacidade de sistematizar, representar, analisar e resolver problemas através da construção e implementação de algoritmos", explica o vice-presidente da Fenainfo.

Além da presença de Janice Cuny, Diretora da Nacional Science Foudantion, o evento contou com a participação de representantes de entidades como Brasscom, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Fundação Telefônica, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Universidades.


Publicado em: 01/08/2018 11:00:13