Nesta edição, o Fenainfo Notícias conversou com Jorge Cenci, candidato a deputado federal pelo PSB/SC.

Nesta edição, o Fenainfo Notícias conversou com Jorge Cenci, candidato a deputado federal pelo PSB/SC.

Nesta edição, o Fenainfo Notícias conversou com Jorge Cenci, candidato a deputado federal pelo PSB/SC. Cenci é Presidente do Conselho de Administração da Sênior, empresa referência em tecnologia para gestão. Com formação em Contabilidade, Administração e TI, o empresário presidiu, entre 1999 e 2002, a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática Regional Santa Catarina (Assespro) e, em 2012, foi eleito um dos 100 empresários líderes pelo Fórum de Líderes Empresariais. Para Cenci, que também foi Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau/SC, “Na indústria eletrônica nada se quebra, nada enferruja. E o que você poderá criar em cima disso não tem limitador”. Confira abaixo a entrevista exclusiva.

Qual a importância de se investir no desenvolvimento tecnológico para um país com as características do Brasil? 
O investimento no desenvolvimento tecnológico permitirá ao Brasil manter-se competitivo, aumentar a produtividade ou a eficiência operacional das industrias, gerar uma indústria limpa e com salários superiores à média de mercado. Além de manter o país conectado ao mercado global e, principalmente, desenvolver softwares próprios para as características do Brasil.
 

Nos dias 23 e 28 de maio desse ano, Câmara e Senado, aprovaram, respectivamente, a manutenção da desoneração da Folha, dentre os vários setores, o de TI. Que importância o sr. vê nessa medida para o Brasil?  
Esta medida permitirá que o setor crie e formalize mais empregos, forme e qualifique sua mão de obra.
 

Como a desoneração nesse setor - de tecnologia da informação (TI) - pode impactar a economia positivamente? 
A desoneração impacta positivamente, pois permitirá que as empresas tenham um custo menor na mão de obra e consigam repassar para seus preços tornando o software nacional mais atraente.

 
Atualmente existem na Câmara alguns projetos em tramitação que envolvem diretamente o setor de tecnologia da informação e comunicação: um deles é o PL Nº 1292/1995 que trata da modernização da Lei de Licitações, cujos objetivos são assegurar a seleção da proposta apta a gerar o resultado mais vantajoso para a administração pública, e assegurar tratamento isonômico entre os licitantes e a justa competição. Como candidato a Deputado Federal, como o sr. vê esse tipo de projeto? 
 Este tipo de projeto visa modernizar os serviços e permitir que novas empresas entrem em mercados quase que “cartelizados”. Ou seja, promovem e ampliam a concorrência e, consequentemente, gera uma maior gama de escolhas para os órgãos públicos.
 

Que propostas para o crescimento do setor pretende apresentar no Congresso? 
A curto prazo precisamos desenvolver uma proposta para formação de mão de obra, em especial na formação de programadores. Atualmente não há um modelo efetivo de formação de jovens para esta função, jovens estes, na sua grande maioria, provenientes das classes menos favorecidas.


Publicado em: 31/12/1969 21:00:00