Missão do Rio Grande do Sul chega ao Web Summit para explorar o mercado europeu

Missão do Rio Grande do Sul chega ao Web Summit para explorar o mercado europeu

Dezesseis micro e pequenas empresas gaúchas de Tecnologia da Informação (TI), além da Universidade Feevale e Unisinos, estão em Lisboa para participar do Web Summit 2018. Todas fazem parte de uma missão do Sebrae-RS e Centro Internacional de Negócios (CIN)/Fiergs, que compõe um grupo maior que está sendo coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Apex-Brasil. 

As startups levam o desejo de criar ou aumentar a conexão com o mercado europeu. É o caso da WhatsShare, empresa de Gravataí, que já chegou à cidade com reuniões engatilhadas. "Queremos firmar parcerias para poder expandir na Europa, especialmente em Portugal e Espanha", comenta o CEO e sócio da operação, Maicon Ferreira. A empresa desenvolveu uma plataforma web que funciona como um canal de atendimento via WhatsApp para conectar pessoas a empresas para apoiar a área de vendas. "Chegamos ao mercado em janeiro deste ano e é a primeira vez que participamos de evento internacional", conta. 

A participação no Summit faz parte do projeto de internacionalização de empresas de TI, desenvolvido pelo Sebrae-RS em parceria com o CIN/Fiergs. "A missão para o Summit é como se fosse um fechamento em alto estilo de todo trabalho realizado durante o ano e uma oportunidade de as empresas estarem in loco e marcarem agendas que possam apoiar as suas ações", explica a coordenadora de economia digital do Sebrae-RS, Débora Chagas. Além do Web Summit, as empresas participarão de agenda específica, como rodada de negócios e visitas técnicas. 

A Universidade Feevale quer aproveitar a presença na conferência para criar conexões com o ecossistema de inovação português. Por isso, está na agenda a visita à empresas e aceleradoras locais, além da participação em rodadas de negócios. "Vamos conhecer esses ambientes, identificar as dinâmicas de interações com empreendedores e investidores que podem ser implantadas pelo Feevale Techpark e enxergar potenciais possibilidades de negócios para as cerca de 60 empresas que estão instaladas conosco e as quais representamos", comenta a diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon. 

Fonte: Jornal do Comércio – RS

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/colunas/mercado_digital/2018/11/655357-missao-do-rio-grande-do-sul-chega-para-explorar-o-mercado-europeu.html?fbclid=IwAR2iIkHasXJqZQlWlRrhMsiL0dYUiRTM9F3MU5Hj2j42F3eRTqjEHGk5Wzk


Publicado em: 06/11/2018 11:28:01