Criptomoedas, machine learning e IoT devem ser preocupações de segurança em 2019

Criptomoedas, machine learning e IoT devem ser preocupações de segurança em 2019

A ESET, empresa de detecção de ameaças cibernéticas, lançou nesta terça-feira (18) seu relatório com tendências em cibersegurança para 2019. O documento reúne projeções para o setor voltadas a redes sociais, dados, criptomoedas, machine learning e internet das coisas.

Uma das primeiras tendências do ano que vem para cibercriminosos ainda são as criptomoedas. Apesar da queda do valor neste ano, esse ainda é um setor que reúne um montante alto e que pode ser alvo de criminosos. “Os cibercriminosos obtiveram lucros de aproximadamente US$ 2,5 bilhões nesses seis meses com criptomoedas”, aponta o relatório.

Com isso, a suspeita é de que a mineração de criptomoedas de forma ilegal, processo chamado de criptojacking, pode seguir como uma tendência para 2019.

Em termos de redes sociais, a ESET vê a responsabilidade com os dados como algo que as companhias como Facebook e Google terão de lidar. Assim como os casos da Cambridge Analytica deste ano, em 2019 muitos indivíduos maliciosos devem procurar essas dados de informação para conseguir chegar a informações mais segmentadas dos usuários.

Junto disso, o relatório destaca o papel da regulamentação europeia de proteção de dados, chamada de GDPR na sigla inglesa. A ESET imagina uma tendência mundial de proteção para o mundo. “2018 será lembrado como o ano em que o Regulamento Geral de Proteção de Dados entrou em vigor na União Europeia (UE). Esse regulamento já causa grandes impactos na privacidade digital, não apenas na UE como também nos EUA, assim como em outros países, uma tendência que influenciará a conjuntura da cibersegurança em 2019 e no futuro”, explica o documento.

O documento também busca entender o universo da internet das coisas. Em um mundo com casas conectadas, a ESET imagina que um desafio para 2019 será garantir a segurança de ambientes doméstico em um cenário de conexão externa.

Por fim, a o relatório também traz preocupações sobre machine learning. A tecnologia aparece como uma faca de dois gumes para 2019. Isso porque, se por um lado pode ajudar a identificar e combater de forma mais simples as principais ameaças da rede, também disponibiliza toda uma gama de ferramentas para que pessoas mal-intencionadas possam criar formas de burlar isso.

Fonte: Canaltech

https://canaltech.com.br/seguranca/criptomoedas-machine-learning-e-iot-devem-ser-preocupacoes-de-seguranca-em-2019-129357/


Publicado em: 19/12/2018 11:42:41