Fenainfo participa de audiência na Câmara sobre criação do serviço de aprendizagem para trabalhadores em TI

Fenainfo participa de audiência na Câmara sobre criação do serviço de aprendizagem para trabalhadores em TI

O presidente da Fenainfo, Edgar Serrano, participa nesta quinta, 27/06, em Brasília, de audiência na Câmara de Deputados sobre a criação do Serviço Social e Serviço de Aprendizagem da Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

Edgar é também presidente da Contic, a confederação das empresas de tecnologia da informação e comunicação, entidade da qual a Fenainfo é fundadora e integrante.

Ele será um dos palestrantes convidados e falará em nome das duas instituições.

A criação do Setic é uma ideia defendida pelo setor de TI.

Pela proposta, parte dos recursos compulsoriamente arrecadados hoje pelo Sistema S será revertido para a capacitação específica de trabalhadores da área de TI.

A proposta foi levada ao Congresso pela Contic.

A iniciativa gerou o Projeto de Lei 10762/18, que estará em análise nesta quinta-feira.

O projeto prevê que o Setic passe a receber a arrecadação compulsória de empresas classificadas nas categorias econômicas descritas sob o CNAE de “Informação e Comunicação”.

Atualmente essas empresas contribuem para o SESI, SENAI, SENAC e SESC.

Caberá ao próprio Contic criar, organizar e administrar o Setic.
 

AUDIÊNCIA

A audiência é promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados e contará com a participação de presidentes e representantes de diversas entidades, como CNI, CNS e a própria Fenainfo, representada pelo diretor Rafael Sebben.

Será realizada no plenário 13, a partir das 10 horas.
 

DÉFICIT DE PROFISSIONAIS ESTRATÉGICOS

Segundo projeções das entidades que formam o Contic, estima-se que em 2022 haverá déficit de cerca de 400 mil profissionais para as áreas de software e serviços de TI.

Além desses profissionais altamente qualificados, há necessidade de se ampliar a capacitação e treinamento de trabalhadores em busca do primeiro emprego em call centers e instalação e reparo de redes de telecomunicações e informática, estimados em 150 mil a cada ano.

Conheça AQUI a íntegra do projeto.


Publicado em: 26/06/2019 14:45:34