Vírus com foco na internet brasileira persegue bancos e grandes empresas

Vírus com foco na internet brasileira persegue bancos e grandes empresas

Um vírus que nos últimos meses atacou usuários de internet brasileiros agora expandiu seu alvo e está atrás de mais de 130 bancos e 75 sites ao redor do mundo, incluindo Netflix, Facebook, Amazon e Gmail, segundo informações de um relatório da Avast, empresa de segurança digital.

Conhecido como Guildma, o conjunto de programas maliciosos dá acesso remoto para cibercriminosos e permite roubo de senhas. O pico de invasões a computadores foi detectado em junho.

Apenas 2% dos alvos do ataque estão fora do Brasil.

A Avast diz ter bloqueado mais de 155 mil tentativas de infecção feitas por ele globalmente. 

Segundo a Avast, o foco do Guildma está no Windows e em máquinas que não operam em inglês. Desavisadas, as vítimas instalam o malware em seus computadores quando clicam em links ou documentos infectados. 

Os cibercriminosos enviam emails em formato de faturas, relatórios de impostos ou convites personalizados com os nomes das vítimas.

Os emails falsos podem aparecer em nome de bancos, birôs de crédito ou marcas famosas de ecommerce, como Magazine Luiza e Peixe Urbano. 

Adolf Streda, analista da Avast, diz que o malware tentar roubar credenciais enquanto a vítima usa serviços bancários ou sites como Netflix. Como prevenção, ele sugere a cartilha básica de segurança digital: antivírus e atenção ao baixar documentos recebidos por email.

Segundo Streda, Guildma atua no segundo plano (de forma quase impercetível ao usuário afetado), mas é possível que usuários leigos notem pequenas mudanças de comportamento em suas máquinas, como lentidão para carregar programas e sites.

Fonte: Folha de SP


Publicado em: 01/08/2019 16:04:44