Entidades unidas para modernizar a formação profissional do setor de tecnologia

Entidades unidas para modernizar a formação profissional do setor de tecnologia

Mariana Brasil, diretora de relações institucionais do Sinditelebrasil; Ana Paula Gaiesky, da Assessoria de Relações Governamentais da Fenainfo e Feninfra; Carlos Fernando Ximenes Duprat, diretor executivo do Sinditelebrasil; Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra e vice-presidente da Contic, deputado federal Daniel Freitas (PSL/SC); Edgar Serrano, presidente da Fenainfo e Cesar Romulo Silveira Neto, superintendente geral da Contic

 

 

A FENAINFO, juntamente com as entidades parceiras que formam a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (Contic), segue cumprindo intensa agenda no esforço para a criação do Serviço Social e Serviço de Aprendizagem da Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

Nesta semana o presidente Edgar Serrano esteve mais uma vez em Brasília, para reuniões com deputados e líderes.

Foram diversas audiências, com avanços nos debates e encaminhamentos.

 

BENEFÍCIOS PARA TODOS

Na semana passada o deputado Alex Santana, do PDT da Bahia, apresentou parecer favorável ao projeto que cria o Setic.

A criação do Setic visa criar uma espécie de Sistema S exclusivo para formação e assistência profissional aos trabalhadores das áreas de tecnologia da informação e comunicação.

Hoje esses profissionais são atendidos por programas de entidades beneficiadas com recursos do Sistema S, como Senac e Senai, considerados defasados diante da nova realidade tecnológica.

O projeto de lei propõe que as contribuições ao Sistema S pelas empresa de tecnologia sejam repassadas ao setor, aplicando os recursos especificamente em benefício dos profissionais de tecnologia e comunicação.

“O setor de software e serviços de informática está carente de formação especializada.Temos milhares de vagas que não são preenchidas por falta de capacitação. Um programa que contemple formação técnica avançada irá beneficiar tanto as empresas do setor quanto os trabalhadores e a própria economia, com absorção de um maior número de pessoas em atividades qualificadas”, destaca Edgar Serrano.


 


Publicado em: 03/10/2019 15:10:28