A reforma tributária que está sendo proposta pelo governo irá provocar uma redistribuição de tributos com a elevação de alguns para que outros sejam reduzidos.
A ideia é fazer com que haja uma redistribuição da carga tributária, com um maior equilíbrio entre diversas esferas e segmentos.
Um dos ítens em jogo é a desoneração da folha de pagamento, que será reduzida para compensar o reajuste em outros tributos.
No entanto, a proposta prevê que a desoneração da folha ocorra apenas no final de 2020, prejudicando as empresas de tecnologia, que empregam mão de obra intensiva e cara.
O presidente da Fenainfo, Edgar Serrano, expressou essa preocupação durante o Seminário Regional RS sobre a Reforma Tributária (PEC 45/2019).
O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a presença do relator da PEC, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB).
Os pontos destacados pelo presidente Edgar Serrano foram os seguintes:
Setor de TI vai crescer muito em contratação de mão de obra.
A redução do desemprego vai acontecer pelo setor de serviços, em especial o de tecnologia.
Na proposta de reforma tributária haverá aumento de tributos, mas com compensação em outras áreas, para um maior equilíbrio e justiça tributária.
A compensação que mais afeta as empresas de TI, que é a desoneração da folha, será uma das últimas, estando programada para o último trimestre de 2020.
A oneração da folha do setor de TI é preocupante, pois os salários são altos e o custo final chega a 60%.
É preciso lutar para que a compensação seja feita simultaneamente, pois quando é dividida em etapas cria um problema bastante grande para as empresas de tecnologia.
A reforma tributária é importante, vai modernizar o país e tinha que ter acontecido no século passado.
O fato de o setor de serviços ser o que mais emprega e ser o último a ser compensado é um grave problema e vai atrasar o Brasil.
As empresas de tecnologia já têm dificuldades de contratar devido à falta de qualificação e os custos da folha pioram ainda mais a situação.
A folha de pagamento precisa entrar junto com a reforma tributária.
A Fenainfo apoia as reformas, ajudará na comunicação sobre o aumento de tributos que serão compensados, mas precisamos que o processo de compensação seja simultâneo.
Publicado em: 17/12/2019 15:12:26
Fique por dentro das novidades do mercado e legislação.
Clique aqui para ler todas as notícias