Plano de ação propõe medidas para apoio ao setor de TI

Plano de ação propõe medidas para apoio ao setor de TI

A Abes - Associação Brasileira das Empresas de Software, entidade parceira da Fenainfo em bandeiras a defesa do setor tecnológico, propôs um plano de ação com diversas medidas governamentais para reduzir os impactos do coronavírus junto ao setor privado.

 

Confira:

O Governo Federal agiu acertadamente ao estabelecer os serviços de TICs, Internet, Telecom e Data Centers como essenciais para o funcionamento dos serviços públicos e privados neste momento crítico.

 

O Setor de TI será uma alavanca para ajudar o Brasil a sair da crise por meio da modernização do país, fortalecendo a sua competitividade internacional.

O Setor de TI é e será um dos ramos econômicos que mais gerará empregos no país e que irá absorver parte dos empregos de outros setores mais afetados pela crise. 

A ABES está comprometida com seu propósito de construir um Brasil Mais Saudável, Mais Digital e Menos Desigual.

Com o objetivo de corroborar na mitigação dos impactos que toda a economia brasileira enfrentará nos próximos meses, principalmente no que se refere à liquidez do setor privado, a ABES vem propor uma série de recomendações na sequência das últimas medidas governamentais, divulga e apoia as ações para a retomada do crescimento.

 

A mais recente versão do Plano da Abes é composto pelas seguintes propostas de medidas econômicas:

  1. Prorrogação dos encargos trabalhistas por 12 meses e desoneração da folha de pagamentos;

  2. Quitação de compromissos do estado junto aos fornecedores;

  3. Linhas de crédito;

  4. Prorrogação de vencimento de tributos;

  5. Facilitação e flexibilização na apresentação de garantias.

 

As reivindicações já atendidas e que beneficiam as empresas de TI são:

  1. Flexibilização de garantias para obtenção de linhas de financiamento, que ajudam na operacionalização do crédito na ponta para o empreendedor;

  2. Utilização de Fundo Garantidor da União, sem contrapartida financeira das empresas;

  3. Manutenção de contratos públicos, quitação de débitos da União junto aos fornecedores e agilidade no fluxo de pagamento;

  4. Possibilidade de o salário ser transformado em ajuda de custo durante o período de calamidade pública, o que contribui para a desoneração da folha;

  5. Dispensa, até 30 de setembro, de apresentação de várias certidões para obtenção de crédito em instituições financeiras públicas e suas subsidiárias. 
     

 Plano de Ação da ABES está disponível para download AQUI


Publicado em: 06/05/2020 10:31:02