Governo federal propõe negociação para a continuidade da desoneração da folha

Governo federal propõe negociação para a continuidade da desoneração da folha

Relator do projeto, o deputado Jerônimo Goergen (à direita) tem apoiado as empresas, defendendo a desoneração até 2026
 

Parlamentares de diversos partidos e representantes dos 17 setores beneficiados com a desoneração da folha de salários vigente até 2021 defenderam, em audiência pública nesta quarta-feira, 25/08, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, a aprovação de  rojeto que prorroga o incentivo para geração de empregos até 2026. 

A FENAINFO esteve presente virtualmente, com a participação do presidente Edgar Serrano

“A continuidade da desoneração da folha é, neste momento, a principal bandeira da FENAINFO e das entidades parceiras”, destacou Serrano.

Caso ocorra, o fim da desoneração afetará quase 60 mil empresas que geram três milhões de empregos no Brasil.

O desemprego no país, que já está em 14,5 milhões, poderá aumentar em 500 mil, segundo estimativas das entidades empresariais.

Autor do projeto de lei e líder do DEM na Câmara, o deputado Efraim Filho (PB) defendeu que não será bom para ninguém o fim da prorrogação este ano e defendeu o adiamento até 2026.

O relator do projeto, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), afirmou que a prorrogação ocorreu por só mais um ano por expectativa de que houvesse uma mudança estrutural nos impostos, mas a reforma tributária não ocorreu. 

“Ou o governo mantém essa medida e cria o ambiente para geração de empregos ou vai ter que gastar dinheiro em auxílio emergencial, coronavoucher, em Bolsa Família, que não é o que o Brasil quer. A retirada da desoneração vai, sem dúvida nenhuma, gerar mais desemprego”, declarou.

Durante a audiência pública, Goergen recebeu ligação da ministra Flávia Arruda, da Secretaria de Governo, para marcar uma reunião com os setores na próxima quarta- feira, às 14h. 

Ele afirmou que deixará o parecer favorável ao projeto já protocolado para negociar com o governo e o Ministério da Economia em cima desses termos e que tenta marcar uma reunião dos empresários com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para terça-feira.

“Estou feliz agora porque vamos tratar com o dono do cofre, com quem paga e quem gasta”, afirmou.


Publicado em: 25/08/2021 22:50:54