O Fenainfo Notícias conversou sobre a contribuição sindical patronal com Geraldo Otto, presidente do Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (SEINFLO).

O Fenainfo Notícias conversou sobre a contribuição sindical patronal com Geraldo Otto, presidente do Sindicato das Empresas de Informática da Grande Florianópolis (SEINFLO).

Como empresário, representante sindical e representante da Fenainfo, na sua opinião, qual a importância da Contribuição Sindical?         
  
O imposto sindical pago pelas empresas sempre foi uma das principais fontes de renda para manter a estrutura representativa. Cabe ressaltar que foi com esse recurso financeiro que os sindicatos patronais e a Fenainfo puderam se mobilizar e apoiar a Reforma Trabalhista, inclusive, no que diz respeito à facultatividade do pagamento do imposto sindical.  Isso foi feito assim porque, obviamente, essa era a vontade das nossas empresas, acreditando que os verdadeiros empresários devam participar do processo de estruturação do setor, de maneira consciente e voluntária. Entendemos que seja qual for o nome que se venha a dar a essa rubrica, a contribuição sindical é fundamental para que o setor possa se organizar, continuar se fortalecendo e desenvolvendo as atividades estruturantes, bem como defendendo seus pleitos e ideias, além de trabalhar ativamente na construção das políticas de desenvolvimento da TI no país. Todos nós empresários precisamos nos conscientizar de que não é possível participar desse processo de forma desorganizada e desunida, e que toda ação prática, seja ela técnica ou política, demanda por planejamento e investimentos.
 
Nós do SEINFLO entendemos que o setor de tecnologia, apesar de toda a inquestionável importância para o desenvolvimento do Brasil, ainda não se organizou de maneira suficientemente forte, para comparar-se com outros setores como a Indústria, o Comércio e o Transporte, por exemplo.  Não diminuindo a importância de qualquer entidade associativa, entendemos que os sindicatos regionais, federações e as confederações compõem a estrutura legítima de representação do setor, sendo a principal responsável pela interlocução com o poder público e com a classe laboral. Todas as empresas, micro, pequenas, médias e grandes dos CNAES que compõem a base sindical de TI, portanto, estão representadas pelos sindicatos regionais, pela FENAINFO, que é federação nacional, e agora, também, pela recém-criada confederação do setor, a CONTIC.


Explique um pouco sobre a relação entre a contribuição e a atuação do Sindicato no contexto regional e nacional, através da Fenainfo.

O ano de 2017, apesar da enorme instabilidade econômica e jurídica para o empreendedor, foi também um momento de enormes conquistas. Na esfera regional, e em especial municipal, o SEINFLO foi um grande incentivador e agente de destaque na construção e implementação da Lei Municipal de Inovação de Florianópolis. Além de colaborar com a formação dessa inovadora política pública de incentivo ao empreendedorismo de vanguarda, conquistamos uma cadeira no Conselho Municipal de Inovação, órgão responsável por desenvolver políticas públicas de fomento à criação juntamente a outras importantes entidades de Florianópolis.

Assumimos também a presidência do Arranjo Promotor de Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação, Microeletrônica e Nanotecnologia (API Informática), instrumento da Lei Municipal de Inovação, que é uma rede cooperada, sem fins lucrativos, de caráter científico, empresarial e cultural, que constitui um ambiente de comunicação e cooperação entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis, incluindo as autarquias e empresas públicas pertencentes ao município, o setor empresarial e instituições de ensino e pesquisa. Essa parceria busca, dentre outros objetivos, fomentar pesquisa em produtos e processos inovadores, fortalecer os laboratórios de tecnologia da informação, comunicação, microeletrônica, e nanotecnologia em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI, bem como incentivar iniciativas e empresas inovadoras, propor e induzir políticas de desenvolvimento do setor nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

Além disso, nos tornamos membros ativos da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Florianópolis, um conselho de entidades empresariais e vereadores cujo objetivo é acompanhar, propor e monitorar de forma imparcial, de modo que as políticas públicas elaboradas pela Câmara Municipal de Florianópolis estejam alinhadas com os interesses das mais diversas categorias econômicas desenvolvidas no município, garantindo sustentabilidade e segurança jurídica aos empreendedores da cidade. O resultado dessas ações é que a legislação municipal de inovação de Florianópolis, já está servindo de benchmark para outros municípios Brasil à fora, e já iniciamos articulação para que outros municípios de nossa região desenvolvam políticas semelhantes.

Na esfera federal, temos uma atuação ativa de articulação política na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Em parceria com outros Sindicatos de Empresas de TI, sob a coordenação da FENAINFO, não temos medido esforços para defender pautas de interesse do setor, tais como a desoneração da folha de pagamento, a continuidade pela tributação do software como serviço e a aprovação da lei que trata da Terceirização e na reformulação da Lei Geral da Informática, matéria que está em discussão.  Ademais, colaboramos para a criação um instrumento de articulação política e institucional, que será vital para o setor de TI. Em conjunto com as empresas de Telecomunicação, sob a coordenação da FENAINFO criamos a Confederação Nacional da Tecnologia, Informação e Comunicação (CONTIC). Essa entidade, será em 2018, um importante instrumento para a defesa dos interesses do setor na esfera federal, e já nasce como a segunda maior confederação empresarial do Brasil, logo após a confederação das Indústrias (CNI). A confederação, que poderá fazer gestão de recursos do Sistema S, será um player na formação de pessoas para as empresas de TI, hoje um enorme gargalo.


Quais as iniciativas você destaca dentre as tantas desenvolvidas pelo SEINFLO? 

O SEINFLO desenvolve, em parceria com a ACATE – Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia, uma grande iniciativa de sucesso para o desenvolvimento dos departamentos de recursos humanos (RH) das empresas de TI da Região. Por meio do RHTEC, temos realizado palestras, seminários e workshops sobre temas de vanguarda na gestão de pessoas - o principal ativo das empresas de TI - levando informações estratégicas e vitais para que as empresas conduzam seus negócios de forma inovadora e juridicamente segura. Os encontros costumam contar com a participação média de 70 empresas. Ainda na esfera de RH, o SEINFLO coordena a maior pesquisa de remuneração e benefícios no Brasil, conduzida exclusivamente para empresas de TI. Neste último ano, participaram cerca de 140 empresas de todo o estado, e mais 25 empresas de São Paulo. Esse instrumento é vital para que nossas empresas possam planejar suas políticas de gestão de pessoas com informações fidedignas sobre as práticas comuns no mercado. Para o ano de 2018, além de ampliar o número de participantes em SC, prevemos a ampliação do escopo da pesquisa para, além de SP, outros importantes estados no cenário de TI.

Também em parceria com a Acate, Prefeitura Municipal de Florianópolis e outras organizações, o SEINFLO colaborou nesse ano com a criação do projeto 'Programando o futuro'. A iniciativa está introduzindo nas escolas municipais as linguagens de lógica e programação para adolescentes de 12 a 15 anos. O programa-piloto começou em outubro, com duas turmas de 18 alunos. Para 2018 temos previsto uma grande expansão do programa, atingindo pelo menos 250 jovens. São as organizações de TI preparando desde a formação básica, os alicerces para um ambiente inovador sustentável. Acreditamos que projeto crescerá de forma exponencial nos próximos anos.

Como forma de entretenimento e integração dos profissionais de TI, realizamos esse ano a segunda edição da Copa ACATE/SEINFLO de Futebol Society. Foram 17 times masculinos e mais 02 times femininos, formado por profissionais que trabalham em empresas associadas as instituições. Mais de 230 profissionais de TI participaram, se divertiram e confraternizaram durante os cinco finais de semana da copa.

O SEINFLO possui ainda um excelente serviço de assistência jurídica para as empresas, oferecendo consultas, dirimindo dúvidas, organizando eventos de esclarecimentos e produzindo materiais informativos instrumentais para os negócios das empresas.


Publicado em: 16/02/2018 14:58:52