Em carta aos presidenciáveis, setor de telecom apresenta propostas para ampliar conectividade no Brasil

Em carta aos presidenciáveis, setor de telecom apresenta propostas para ampliar conectividade no Brasil

A Conexis, entidade que representa as principais operadoras de telecomunicações, apresentou uma lista com medidas que as empresas esperam do próximo presidente do país. 

Entre as principais ações apontadas estão a facilitação e o incentivo aos investimentos, simplificação de impostos e regulamentações, flexibilização das regras de neutralidade de rede e criação de um programa para conectar famílias de baixa renda à internet.

As propostas fazem parte da “Carta aos presidenciáveis para um Brasil + Digital”, que será apresentada pela Conexis às campanhas dos candidatos à Presidência da República.

O documento tem sugestões para ampliar a conectividade e a inclusão digital no Brasil, permitindo assim o aumento da produtividade e o desenvolvimento econômico e social do país.

Na carta, o setor defende, entre outros pontos, a:

  • Necessidade de uma tributação mais justa;
  • Isenção de PIS/COFINS de toda cadeia de infraestrutura e serviços do 5G;
  • A simplificação regulatória com o incentivo à autorregulação do setor;
  • A criação de uma Secretaria Especial de Transformação Digital, vinculada à Presidência da República, para trabalhar na implantação de um ecossistema competitivo e justo para a criação e promoção de novas tecnologias;
  • Adequação de leis municipais de antenas à Lei Geral de Antenas para facilitar a instalação dessas infraestruturas e assim ajudar no avanço do 5G;
  • A criação de políticas de combate ao roubo, furto e vandalismo de cabos e equipamentos de telecomunicações;
  • A criação do “Internet Cidadã” para prover conectividade e dispositivos para a população de baixa renda;

O documento tem quatro frentes:

  1. Incentivo ao investimento
  2. Ecossistema competitivo
  3. Implantação da infraestrutura
  4. Equilíbrio tributário.

Para acessar todas as propostas, acesse este link

O presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, afirmou:

“O Brasil começou uma revolução sem precedentes no dia 6 de julho de 2022 com o início da tecnologia 5G no país, mas há desafios a serem enfrentados para que o país avance com a infraestrutura do 5G, em um contexto em que será necessária a instalação de até 10 vezes mais antenas”.

“É necessário reconhecer que o investimento do setor de telecomunicações é o que promove as transformações sociais e econômicas. Sem ele, não será possível a sociedade brasileira avançar”.

 

Com informações de Conexis Brasil Digital.


Publicado em: 14/09/2022 16:00:15