41% das empresas no Brasil já utilizam inteligência artificial, conclui estudo

41% das empresas no Brasil já utilizam inteligência artificial, conclui estudo

Nova pesquisa de mercado encomendada pela IBM revelou que a adoção global de Inteligência Artificial (IA) cresceu de forma constante em todo o mundo.

No Brasil, 41% das empresas indicam que implementaram ativamente a tecnologia.

Isso ressalta ainda mais que o crescimento da IA está prestes a acelerar à medida que continua a amadurecer, tornando-se mais acessível e fácil de implementar.

Outros dados da Global AI Adoption Index 2022, conduzido pela Morning Consult para IBM, revelou que esse crescimento se deve ao fato das empresas reconhecerem o valor da IA à medida que estão emergindo dos desafios da pandemia do Covid-19 e investindo em sua transformação digital, enquanto enfrentam escassez de talentos e habilidades.

No Brasil, a adoção está sendo impulsionada por avanços que tornam a IA mais acessível às empresas (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).

Pela primeira vez, o relatório também perguntou às empresas sobre seus planos de incorporar a IA em suas iniciativas de sustentabilidade e descobriu que essa tecnologia está pronta para desempenhar um papel significativo nessa área.

Como exemplo, 66% dos profissionais de TI no Brasil indicaram que, para acelerar suas iniciativas ESG, sua empresa está implementando IA ou tem planos de fazê-lo.

Confira alguns pontos do "Global AI Adoption Index 2022":

  • Hoje, 41% das empresas no Brasil relatam que usam IA em suas operações comerciais.
  • 34% das empresas relatam que estão explorando o uso de IA.
  • Atualmente, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses.
  • 60% indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da IA por meio de sua incorporação em processos e aplicativos.
  • Os profissionais de TI da América Latina que atualmente exploram a IA, são mais propensos a identificar desafios de gerenciamento de dados para sua empresa, com mais da metade dizendo que é difícil garantir a segurança dos dados (51%) e governança, conformidade e privacidade (50%).
  • Atualmente, 43% das empresas brasileiras que exploram ou implementam IA têm uma estratégia holística.
  • Apenas 10% têm planos focados em casos de uso limitados ou específicos.
  • 41% dos profissionais de TI no Brasil indicam que suas organizações estão treinando e retreinando seus funcionários para trabalhar em conjunto com novas ferramentas/softwares de automação e IA.
  • 40% dizem que seus funcionários estão felizes em trabalhar nele.
  • 26% mencionam que seus os funcionários já estão economizando tempo.
  • Por fim, quase uma em cada quatro empresas na América Latina vê melhorias na redução da escassez de mão de obra e qualificação em seus departamentos de TI.
  • Na América Latina, os profissionais de TI de empresas que implantam IA relatam que ela é usada para detecção de segurança/ameaças (44%) e IA de conversação (44%), enquanto aqueles que exploram apenas IA geralmente relatam que ela está sendo usada para marketing e vendas (30%).
    • 30% das empresas estão empregando IA para operações de TI (AIOps) para automatizar os principais processos para manter o desempenho dos aplicativos e, ao mesmo tempo, tornar a alocação de recursos mais eficiente.
  • A. A pesquisa indicou que as principais barreiras para a adoção de IA para empresas brasileiras são: preços altos (29%), complexidade ou dificuldade em integrar e dimensionar projetos de IA (20%), complexidade de dados (17%) e habilidades de IA limitadas, experiência ou conhecimento (17%).

Marcela Vairo, Diretora de Data & AI da IBM Brasil, disse:

"Organizações na América Latina, incluindo o Brasil, pesquisadas no IBM Global AI Adoption Index 2022, estão usando a IA hoje para responder aos diferentes desafios e pressões que enfrentam, desde operações de negócios e escassez de habilidades até iniciativas de sustentabilidade".

"Com 83% das empresas no Brasil, seja implementando uma estratégia holística para o uso de IA em suas organizações ou desenvolvendo uma, isso é apenas uma amostra do papel crescente que a IA está desempenhando nos negócios e na sociedade".

 

Para baixar o estudo completo, acesse este link.

 

Com informações de TI inside.


Publicado em: 29/09/2022 15:00:18