Inflação e incerteza de mercado são hoje os maiores empecilhos para inovação nas empresas

Inflação e incerteza de mercado são hoje os maiores empecilhos para inovação nas empresas

Citrix, empresa de software que tem como core business viabilizar o trabalho de qualquer lugar, encomendou a pesquisa “Innovation Study”.

O objetivo da pesquisa é mensurar investimentos em inovação bem como o impacto da inflação no planejamento das empresas brasileiras.

Foi conduzida pela One Poll, com 250 líderes de TI durante o mês de agosto.

O estudo mostrou que a Inflação (56%) e a incerteza de mercado (50%) são as maiores dificuldades que as empresas encontram para habilitar projetos de tecnologia. 

Empresas têm enfrentado problemas com vazamento de dados e ataques cibernéticos por manterem redes vulneráveis, aparelhos desprotegidos e senhas fracas. 

Uma cultura corporativa envolvendo a segurança da informação como parte dos negócios – e não apenas como suporte ou despesa – é algo que vem amadurecendo no Brasil. 

A pesquisa reforça que as organizações estão investindo mais e que se esforçam para incluir a segurança como prioridade nos investimentos em inovação. 

CONFIRA OUTROS DADOS APONTADOS NA PESQUISA 

  • De acordo com o levantamento, para 34% dos entrevistados a segurança de hardware e operações de TI passarão a receber mais orçamento agora que a inflação está subindo (troca de prioridade).
  • No caso da segurança cibernética (software), 26% dos líderes de TI acreditam que o setor ganhará mais prioridade com o avanço da inflação. 
  • Por outro lado, a inflação crescente também pode ser a principal responsável por cortes de orçamento. Segurança em hardware está no topo da lista dos setores mais impactados para 28% dos líderes ouvidos; segurança cibernética sofrerá cortes pela inflação para 16% dos entrevistados pela pesquisa. 
  • Como desdobramento da inflação mundial, 43% dos entrevistados no Brasil têm entre 30% a 50% do seu orçamento de TI destinado a investimentos em inovação. 
  • De acordo com a pesquisa, soluções que geram eficiência de custos ocupam 59% dos gastos com novos investimentos em tecnologia.
  • Ferramentas de local de trabalho digital, que aprimorem a experiência do funcionário e ajudem na retenção de talentos, ocupam 47% dos investimentos devido à inflação mundial e seu impacto nos gastos de TI. 

Luciana Pinheiro, presidente da Citrix Brasil, explica:

“A maturidade da TI, passando por investimentos em inovação e tecnologia, torna-se um habilitador para a evolução do negócio, principalmente em um cenário impactado pela inflação”.

“Demandas como flexibilidade da força de trabalho, segurança de dados, manutenção da produtividade e da qualidade de vida, são alcançadas com a adoção de um espaço de trabalho seguro e ágil, permitindo ao profissional executar suas atividades com alto desempenho de qualquer lugar”.

 

 

Com informações, ABES 


Publicado em: 03/11/2022 15:00:56