IDC aponta que empresas que usam tecnologia para inovar, serão as que mais crescerão

IDC aponta que empresas que usam tecnologia para inovar, serão as que mais crescerão

Análises da International Data Corporation (IDC) apontam que empresas que investirem em tecnologia para inovar estarão entre as cinco principais de cada setor até o ano de 2024.

Segundo a consultoria, a inovação tecnológica será a chave para enfrentar crises globais como recessão ou interrupção da cadeia de suprimentos.

A exemplo estão as causadas pela pandemia da Covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Em seu documento “FutureScape: Previsões sobre o futuro mundial da inovação mundial 2023”, a IDC aponta também que até 2026, 75% das empresas líderes de mercado terão programas e investimentos de inovação digital estruturados e sistêmicos, que apoiam a inovação interativa contínua, permitindo crescimento, escala, agilidade e resiliência.

No Brasil, a terceira edição da pesquisa “Sondagem sobre Transformação Digital” nas empresas brasileiras, realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou que durante dois trimestres consecutivos de 2022, as organizações dos setores da Indústria, Comércio e Serviços aumentaram os investimentos na digitalização de seus negócios.

O indicador geral foi criado pelos pesquisadores para definir o grau de evolução na transformação digital das empresas, incluindo todos os setores.

Ele avançou 4,3 pontos no terceiro trimestre de 2022, alcançando 125,4 pontos.

CONFIRA ALGUNS DADOS DA PESQUISA:

  • Os resultados revelaram que a maioria das empresas não solicitou crédito para investimento em ações de digitalização nos últimos três anos.
  • Apenas 13,1% das entrevistadas obtiveram crédito destinado à digitalização e 3,9% solicitaram, mas não foram atendidas.
  • O setor com a maior proporção de empresas com concessão de crédito para essa finalidade foi o setor de Serviços seguido pelo Comércio
  • Do total de empresas pesquisadas, somente 6,1% participaram de editais, programas de incentivo à digitalização ou qualquer ação dessa natureza, e foram contempladas.
  • Apenas 1,8% participaram de algum tipo de processo, mas não foram selecionadas.
  • Entre as MPEs, somente 1,9% tentaram e conseguiram algum tipo de financiamento à digitalização através de editais ou programas de incentivo à transformação digital.
  • Sobre a necessidade de investimento,  23,5% das empresas pesquisadas apontaram como maior necessidade a qualificação de pessoal existente, 14% o investimento em softwares, 12,6% afirmaram que a maior necessidade está associada à falta de pessoal e 12,5% declararam que é necessário investir em equipamentos.
  • Comparando as empresas por porte, o maior crescimento de investimentos foi registrado entre as micro e pequenas empresas (MPEs), aumentando 5,7 pontos (116,9 pontos).
  • Em termos percentuais, 26,9% das empresas entrevistadas (de todos os portes) relataram que aumentaram os investimentos em digitalização contra 23% e 19,7% no 2º e 1º trimestre de 2022.
  • O Comércio foi o que mais avançou na evolução dos investimentos em digitalização, passando de 119,5 para 128,2 pontos.
  • No setor industrial, os resultados apontaram para um avanço moderado, passando de 123,7 para 126,4 pontos considerando todos os portes de empresas e, de 107,7 para 113,5 pontos para as MPEs.
  • O único setor a apresentar queda dos investimentos foi o setor da Construção, saindo do patamar de 112,5 para 110,8 pontos.

 

Com informações de Vila Rica News e ABDI


Publicado em: 31/01/2023 17:40:58