Empresas que conseguem unir tecnologia à capacidade humana têm crescimento duas vezes maior, aponta BCG

Empresas que conseguem unir tecnologia à capacidade humana têm crescimento duas vezes maior, aponta BCG

O estudo “Fixing Heavy Industry’s Data-Light Business Model”, conduzido pelo Boston Consulting Group (BCG), apresenta conclusões sobre as vantagens competitivas das chamadas empresas ‘biônicas’, aquelas que combinam de maneira bem-sucedida novas tecnologias com capacidades humanas.

A análise aponta que essas organizações gastam cerca de 1,5 vezes mais em pesquisa e desenvolvimento do que empresas ainda imaturas.

Porém, apresentam um crescimento de EBITDA cerca de 1,8 vezes maior e alcançam um aumento de valor empresarial em média 2,4 vezes superior.

Ainda conforme a análise, empresas dos setores de energia, automotivo e de bens industriais são aquelas que têm o caminho mais longo a ser percorrido para se tornarem biônicas.

No caso do automotivo, por exemplo, à medida que os veículos ficam mais inteligentes e conectados, eles geram um volume e uma variedade maiores de dados do motorista.

Mas, até agora, muitos fabricantes não apresentam a capacidade de capitalizar as oportunidades emergentes de dados.

Principalmente porque a maioria tem se concentrado principalmente em funções internas, como engenharia e produção.

Em algumas situações, a própria natureza das indústrias pode ser um obstáculo.

No caso das empresas focadas em B2B, há a impressão de uma menor necessidade do uso de dados, que geraria uma melhor compreensão dos clientes.

A segurança também preocupa, já que alguns setores, como aeroespacial e de defesa, por exemplo, temem riscos de cibersegurança e questões regulatórias que envolvem transparência de dados.

Seis dimensões da transformação de dados

Segundo o estudo da BCG, somente embarcando em uma transformação holística de seus recursos de coleta, gerenciamento e análise de dados, as empresas com uso intensivo de ativos podem colher uma série de benefícios

Ao fazer isso, é fundamental que as empresas considerem todas as seis dimensões da transformação:

  • Visão: Articule a ambição geral, como ela se sincroniza com a estratégia geral da organização e o valor comercial a ser obtido. Determine se o objetivo é melhorar as práticas atuais ou realizar uma transformação radical e esclarecer as especificidades de cada uma das dimensões abaixo.
  • Situações de uso: Defina os resultados de negócios desejados da transformação e os principais casos de uso para alcançá-los. Defina os ativos físicos nos quais se concentrar, como dados melhores aumentarão seu valor e em quanto. Decida a melhor forma de sequenciar os casos de uso para reforçar e desenvolver a maturidade nas outras dimensões.
  • Configuração analítica: Determine quais funções analíticas implementar, garantindo que elas levem a resultados concretos. E, principalmente, certifique-se de ter o talento necessário para implementá-los e para cumprir as outras dimensões da transformação.
  • Gestão de dados: Coloque em prática a organização e as pessoas necessárias para realizar o gerenciamento de dados adequado. Garanta que os casos de uso propostos tenham os dados de qualidade necessários, configurando os mecanismos de governança necessários para aumentar e gerenciar a qualidade dos dados junto com as funções de negócios e TI. Os mecanismos de governança devem abranger estruturas de dados, qualidade, políticas, processos e ferramentas.
  • Infraestrutura de dados: Determine e implemente a infraestrutura de dados adequada e os recursos de plataforma adequados à visão e aos casos de uso propostos, incluindo o modelo operacional e as tecnologias de dados corretos. Garanta que ele incorpore processos de ponta a ponta, desde a captura de várias fontes de dados até a execução dos casos de uso em escala.
  • Ecossistema: Defina as partes externas com as quais se engajar na realização da transformação e as fontes de dados necessárias. Descubra qual será o papel da sua empresa na gestão do ecossistema.

Segundo o estudo, a chave para cada uma das dimensões acima é o gerenciamento de mudanças.

Somente incorporando o novo comportamento centrado em dados na organização e em todas as dimensões da transformação, a mudança da dependência de sistemas legados para se tornar uma empresa orientada por dados será bem-sucedida.

Os líderes da empresa deveriam considerar a implementação de muitas novas formas de trabalho que se mostraram bem-sucedidas em ajudar as organizações a realizar transformações complexas de dados.

Confira o estudo completo, acessando o site www.bcg.com.


Publicado em: 10/03/2023 15:00:59