O Fenainfo Notícias traz uma entrevista exclusiva com o Deputado Pepe Vargas (PT/RS)

O Fenainfo Notícias traz uma entrevista exclusiva com o Deputado Pepe Vargas (PT/RS)

“É inegável que a desoneração foi positiva para o setor, tanto para as empresas, como para os trabalhadores. Ampliou o faturamento, gerou mais empregos e elevou a remuneração média dos trabalhadores. Com a reoneração, parte deste ciclo virtuoso se perderá”, alerta Deputado Pepe Vargas.

O que o senhor pensa sobre a Reoneração da Folha para o setor de TI? 

A reoneração diminuirá a competitividade do setor, reduzirá a atração de investimentos, pela insegurança jurídica e falta de previsibilidade tributária, e levará à inevitável redução de postos de trabalho, pelo aumento dos custos sobre a contratação de mão de obra. É inegável que a desoneração foi positiva para o setor, tanto para as empresas como para os trabalhadores. Ampliou o faturamento, gerou mais empregos e elevou a remuneração média dos trabalhadores. Com a reoneração parte deste ciclo virtuoso se perderá.

Como vê a proposta de aumento do PIS/Cofins em meio ao ano fiscal?
O aumento de tributos em meio ao ano fiscal contribui para aumentar a insegurança de novos investimentos. Elevar a carga tributária sobre o setor produtivo é péssimo para a economia. O governo deveria reduzir isenções fiscais, como a existente para empresas exportadoras de software no lugar de onerar pequenas e médias empresas.

Como o Sr. vê a condenação da OMC (Organização Mundial do Comércio) que julga as leis tributárias nacionais como "inconsistentes" com as regras internacionais e ilegais do ponto de vista dos acordos assinados pelo Brasil, e que trata a isenção como "subsídio proibido"?
A OMC não pode se transformar num instrumento a serviço dos países mais desenvolvidos, que historicamente se valeram de medidas de estímulo à economia nacional e até hoje praticam vários tipos de protecionismo, querendo impedir que países em desenvolvimento possam construir suas próprias estratégias  nos planos econômico e social. O governo brasileiro precisa ter postura altiva e articular as demais nações em situação semelhante para impedir que a OMC tenha uma visão unilateral sobre estes temas. 

Na sua opinião o que precisa ser feito para que o desenvolvimento tecnológico no Brasil ocorra?
É preciso aumentar os recursos orçamentários para o apoio à pesquisa e à inovação, ampliar e qualificar o investimento em educação, principalmente em matemática, física, biologia e química, e constituir um grande programa de bolsas para pesquisadores brasileiros frequentarem os melhores centros de fomento à ciência e à tecnologia do mundo. Além disso, pactuar uma política de desenvolvimento tecnológico com o setor produtivo e com as instituições de ensino e pesquisa.


Publicado em: 28/02/2018 11:40:15