Ranking de cloud: Brasil sobe posições, mas fica atrás de outros países emergentes

Ranking de cloud: Brasil sobe posições, mas fica atrás de outros países emergentes

O Brasil subiu quatro posições em ranking global que avalia as políticas relacionadas à computação em nuvem de 24 nações, líderes no mercado de TI. O País saltou do 22º lugar, em 2016, para o 18º na edição deste ano do estudo “Tabela de Desempenho Global sobre Computação em Nuvem”, conduzido pela BSA | The Software Alliance, defensora global do setor de software perante governos e no mercado internacional.

Apesar do avanço brasileiro, a pesquisa revela, porém, que o ambiente legal e as regulamentações do País para cloud ainda limitam inovações. Os três primeiros lugares são ocupados por Alemanha, Japão e Estados Unidos.

Mesmo ganhando algumas posições, o Brasil ainda fica atrás de outros países emergentes, como África do Sul, Argentina e México.

Estudo

O levantamento da BSA é feito a partir de metodologia que reflete as políticas que contribuíram para o crescimento da computação em nuvem nos últimos cinco anos, especialmente as ligadas às leis de privacidade e segurança cibernética, além de infraestrutura de banda larga. Saiba mais: A SONDA te ensina como evitar esses principais erros cometidos durante a migração para a nuvem Patrocinado 

Segundo o country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga, o País conseguiu melhores notas em segurança e infraestrutura, com avanços significativos em liberdade da internet. Contudo, disso, ainda lutamos para implementar uma política que fomente o desenvolvimento da computação em nuvem.

Tendências

Para Pitanga, apesar das tendências positivas, ainda há espaço para melhorias. Ele também explica que o avanço do país no ranking se deve muito mais a uma mudança na metodologia do estudo para refletir as mudanças do mercado de nuvem do que a melhoras significativas nas políticas públicas e infraestrutura local.

Mundo

Ainda de acordo com o estudo, a maioria dos países continua promovendo melhorias em suas infraestruturas e políticas públicas, mas alguns mercados estão mais atrasados.

A Alemanha foi a economia mais bem avaliada graças às suas políticas nacionais de segurança cibernética e à promoção do livre comércio. Na lanterna, estão Rússia, China, Indonésia e Vietnã, que contam com abordagens de cloud que vão na contra mão da tendência internacional, limitando a livre circulação de dados.

Outras descobertas do estudo incluem:

• Políticas de privacidade e segurança de países líderes são bem diferentes das de mercados que ocupam as últimas posições. Os países continuam seus regimes de proteção de dados, caminhando para a liberação dos fluxos de dados transfronteiriços. Entretanto, muitos mercados ainda não adotaram leis de privacidade adequadas.

• Mercados emergentes continuam atrasando a adoção de políticas que favoreçam a nuvem. O desenvolvimento da tecnologia é desafiado por regulamentações que impõem barreiras significativas para provedores de serviços na nuvem e exigem requisitos de localização de dados. A situação é agravada pela falta de segurança cibernética.

• Mercados sofrem atrasos quando se afastam de padrões amplamente adotados e de acordos internacionais. Padrões, certificações e testes internacionalmente aceitos ajudam a melhorar o ambiente de segurança para a computação em nuvem. Contudo, nem todos os países adotam as boas práticas internacionais.

• Países que adotaram políticas de localização pagaram um preço alto. Os requisitos de localização de dados atuam como uma barreira à computação em nuvem, causando impactos financeiros negativos para os mercados locais.

• O aumento na implantação de banda larga leva a resultados interessantes. A capacidade de países e empresas de alavancar a computação em nuvem para o crescimento requer acesso a uma rede poderosa. Embora quase todos os países continuem a trabalhar para melhorar o acesso à banda larga, o sucesso desses esforços permanece muito inconsistente.

Confira o ranking completo

1. Alemanha

2. Japão

3. Estados Unidos

4. Reino Unido

5. Austrália

6. Singapura

7. Canadá

8. França

9. Itália

10. Espanha

11. Polônia

12. Coreia

13. México

14. Malásia

15. África do Sul

16. Turquia

17. Argentina

18. Brasil

19. Tailândia

20. Índia

21. Rússia

22. China

23. Indonésia

24. Vietnã

Fonte: Computer Word


Publicado em: 08/03/2018 14:06:29