6 inovações para acompanhar em 2018

6 inovações para acompanhar em 2018

Drones são utilizados para realizar filmagens e fotografias que, antes, somente poderiam ser realizadas por helicópteros. Robôs atendem pessoas através do Sistema de Atendimento ao Consumidor da empresa. Casas acendem luzes e ligam ar condicionado de forma automática através da internet.

Estas são apenas algumas das tecnologias que fazem parte da transformação digital, a mesma que está mudando a forma como vivemos e fazemos negócios, além de criar oportunidades para empreender.

Inovações como estas se consolidarão nos próximos anos. A LIGA JOVEM EMPREENDEDORselecionou seis delas que merecem sua atenção hoje, jovem empreendedor.

1. INTERNET OF THINGS
IoT, também conhecida como Internet das Coisas, é o termo utilizado para descrever a forma como objetos eletrônicos (ou não!) estão conectados à internet. Podem ser eletrodomésticos, veículos, prédios, entre outros.
Conectados, estes objetos tanto recebem quanto geram dados que, além de executar comandos de forma automatizada, alimentando informações do Big Data.

2. BIG DATA
Do inglês, Big Data é a forma de descrever a massa de dados armazenados nas nuvens. Cada clique, curtida, compartilhamento ou comentário que você deixa na internet é transformado em números e aglomerado a um gigantesco banco de informações. Empresas, desde pequeno quanto de grande porte, tem usado os recursos desses dados para entender as necessidades de seus clientes e criar novos produtos.

3. CHATBOTS
Os chatbots são softwares que estabelecem conversas de voz ou texto com pessoas. Existem milhares de plataformas dotadas de chatbots e, se você quiser experimentar uma delas, basta conectar ao seu Messenger ou Skype.
Para pequenas empresas, esta inovação já vem sendo amplamente utilizada para atividades como recebimento de pedidos de pizza, oferecimento de assistência jurídica ou mesmo, para esclarecer informações sobre produtos.

4. DRONES
Os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTS), vulgo drones, são dotado de câmeras e sensores. Automatizados e monitorados à distância, eles tem capacidade de fotografia e filmagem, além de outras funções específicas, como realizar entrega de pequenos produtos do varejo, auxiliar mapeamento de pragas na agricultura ou monitorar áreas de florestamento propensas a queimadas.

5. BLOCKCHAIN
É uma tecnologia nos bastidores das operações dos bitcoins, as famosas moedas virtuais. Utilizando uma rede conectada para validar operações de forma confiável, segura e descentralizada, o potencial do sistema vai além das criptomoedas.
Os modelos de negócio tradicionais que possuem fundamentos em garantia de bancos de dados , como cartório, bancos e tabeliões terão suas operações repaginadas por essa tecnologia.

6. EXPERIÊNCIA IMERSIVA
A Realidade Virtual é uma das tecnologias de interface avançada entre sistema operacional e usuário. O principal objetivo dessa inovação é fazer o usuário ter a sensação de estar imerso em um novo ambiente, enquanto interage com este. Para que essa interação seja possível e simultânea, são utilizado um conjunto de técnicas e equipamentos computacionais que amplificam a sensação de imersão. Na prática, o indivíduo coloca os óculos de realidade virtual e insere fones de ouvido, e participa do ambiente de forma ativa. Nesta experiência, outros recursos podem ser aplicados para tornar a vivência ainda mais real, como poltronas motorizadas que vibram de acordo com os estímulos do ambiente.
Para ser competitivo é necessário estar atento e ser receptivo ao novo. Apesar destas tecnologias entrarem no mercado com preços elevados, a medida que amadurecem elas se tornam mais acessíveis, favorecendo empresas de pequeno porte.

Texto original de Liga Jovem Empreendedor, a primeira liga de apoio ao jovem empreendedor brasileiro.
ligajovemempreendedor.com

Fonte: Administradores

http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/6-inovacoes-para-acompanhar-em-2018/110355/


Publicado em: 04/05/2018 12:54:05